27 agosto 2005

"Muito especial"

Baixe aqui: yvonne.mp3 (0:14)

Pouco antes de se despedir do encontro, Yvonne fez um breve discurso.

26 agosto 2005

"Eu li aquilo..."

Baixe aqui: lll.mp3 (2:57)

Segundo podcast: Idelber Avelar conta começou a sua vivência blogueira. Como conheceu o mundo blog através do Catarro e do Nemo Nox. E cita alguns blogs com posicionamento político, de esquerda ou de direita.

Participação de Claudia Letti ("eu sou de centro").

25 agosto 2005

Epitáfios

Baixe aqui: epitafios.mp3 (2:02)

Demorou mas chegou: o primeiro podcast do último encontro de blogueiros, na Cobal do Humaitá.

Claudia Letti, a Afrodite sem Olimpo, propõe uma brincadeira: qual seria o seu epitáfio?

Lembre-se que um epitáfio diz bastante sobre quem foi uma pessoa.

23 agosto 2005

Introdução ao Podcast

Quando a Apple lançou o seu tocador de música digital, o iPod, não calculava o estrondoso sucesso que o aparelhinho faria. Já são mais de 20 milhões de tocadores vendidos no mundo.

Com o sucesso, outras funções foram adicionadas ao aparelho que virou cult nas ruas do mundo todo. Além de conseguir armazenar mais de 15.000 músicas, no modelo de 60GB, foram inventados os podcasts, que são o que a empresa chama do ?renascimento do rádio?. Trata-se de um arquivo de áudio que pode ser baixado para o tocador ou ouvido no próprio PC.

A história toda começou quando o ex-VJ da MTV Adam Curry, criou, em julho do ano passado, o iPodder, um programa de computador para encontrar arquivos de áudio que começavam a pipocar em blogs pelo mundo. Além de criar a ferramenta que fizesse essa busca por ele, Curry queria baixar o arquivo e ouvi-lo no seu iPod.

As redes de notícias ABC, CNN e a MSNBC já disponibilizam programas diários com as notícias das últimas 24 horas. Programas de humor, saúde, tecnologia, negócios, entretenimento e religião também estão disponíveis. E a cada dia mais programas são adicionados à lista para serem baixados e ouvidos de qualquer lugar do mundo.

No Brasil, o mundo do podcast ainda está um pouco restrito aos profissionais de informática e curiosos sobre novas tecnologias. Alguns bons podcasts brazucas são o do Alexandre Sena, o Roda & Avisa do René de Paula e o Blog do Maestro Billy.

Esse papo todo aí em cima foi para eu anunciar algo inédito em termos de podcast, pelo menos no Brasil. Um podcast de encontros de blogueiros.

Eu tive essa idéia de fazer posts de som dos encontros bem antes da palavra "podcast" virar moda. Houve uma Rio Blog Party no Garota do Leblon tão barulhenta que eu assim pensei... Foto dos encontros todo mundo tira. Mas e o som? Também faz parte, não é?

Então eu peguei, no último encontro, aquele gravadorzinho que pode ser visto nas fotos e gravei algumas coisinhas. Nem preciso dizer que avisei que estava gravando hehe...

Os arquivos que eu vou postar aqui serão pequenos, entre alguns segundos e 4 ou 5 minutos. Não serão aqueles podcasts de 40 minutos, com vinheta de abertura à la Band News, vozes empostadas de locutores e quetais. Qualidade duvidosa, mas com conteúdo dentro dos limites do bom gosto. Não é algo que acontecerá sempre, só quando tiver encontro. E poderá ter ou não continuidade, dependendo da reação positiva, negativa ou da falta de reação aos primeiros posts.

Entonces... Para ouvir os podcasts você pode fazer duas coisas. Ou abrir este blog e clicar nos links para MP3 para baixar e ouvir no seu PC, ou usar um "agregador de podcasts" (IPodder, Nimiq, Doppler, ITunes, etc) e assinar o feed do Amigos Blogueiros específico para podcasts. Esse aqui: http://feeds.feedburner.com/AmigosBlogueiros

Esse já vem preparado para podcast pois existe o "enclosure" nele.

Amanhã tem o primeiro arquivo de som do último encontro de blogueiros.

20 agosto 2005

Idelber na Cobal

Mais um divertidíssimo encontro de blogueiros aconteceu ontem. Voltei ao Pizza Park na Cobal do Humaitá, onde aconteceram muitos encontros de IRC, orkontros e duas ressacas da Rio Blog Party (quando será a próxima, hein?).

As anfitriãs eram a Viva e a Yvonne do Nós por Nós (que, repito, não tem nada de pr0nografia - embora o blog seja bloqueado por filtros por causa do nome "nospornos" na URL). Idelber Avelar chegou mais tarde, acompanhado por ela. E quem é essa ela tão especial para ele? Ana Maria Gonçalves, escritora e ex-blogueira do Udigrudi.

Foi muito divertido ver e ouvir os blogueiros contando as histórias dos seus blogs. A Yvonne achou o máximo o Henrique contando como conheceu a atual esposa através do extinto Elas por Elas.

Cada vez apareciam mais figuras, como as amigas argentinas do Idelber. Foi então que apareceu uma mulher madura e linda. Eu a admirava e achei que a conhecia. Era blogueira mesmo? Até que alguém disse: "É a Afrodite sem Olimpo!" E descobri que ela e o Idelber são meus leitores regulares, o que me deixou contente.

Acho que deixei a galera com receio... É que, neste encontro, resolvi fazer algo inédito: um podcast. Pra ser mais exato: vou fazer posts no Amigos Blogueiros com o som do encontro. Não serão muitos, porque existem (ainda) limitações de banda e a qualidade não é muito boa. Em tempo: a Yvonne gostou tanto do gravadorzinho que quer um para ela. :D

Houve um momento que ninguém esperava: Marcos VP sacou de seu chapéu um brinde com a griffe Pirão Sem Dono: um CD com todas as músicas dos Beatles em MP3. E rolou um sorteio. Ganhou o Zé Maria.

Blogs participantes e seus donos:

Já coloquei as fotos no ar: amigosblogueiros.fotopages.com.

Amanhã, vou fazer um post introdutório ao podcast do Amigos Blogueiros e logo depois os primeiros posts de som.

19 agosto 2005

Hoje tem BLS

É hoje mesmo! O encontro dos BLS (Blogueiros, Leitores e Simpatizantes) cariocas.

Vai ser no Pizza Park da Cobal Humaitá, a partir das 19h.

Todos, cariocas ou não, serão muito bem recebidos pelo Idelber Avelar (que está no Rio para compromissos profissionais, e quer conhecer quem ele ainda não conhece e reencontrar quem ele já conhece), pela Viva e Yvonne do Nós Por Nós e por mim.

Para facilitar a identificação, haverá um vaso com margaridas que ficará na mesa. Achei mais bonitinho. :)



Coloquei esta foto do Salão do Livro na semana passada. O Idelber é o último da esquerda para a direita. Também estão na foto Fal, Alexandre Inagaki e Afonso, o moderador.

16 agosto 2005

Encontro com o Idelber

Os amigos blogueiros estão convocados pelo Idelber Avelar para um encontro.

Sexta-feira, às 19 h, no

Pizza Park da Cobal Humaitá

Quem quiser participar deixe um alô aqui nos comentários.

Mas antes ele vai dar palestra na Escola de Música da UFRJ na quinta-feira às 10 da manhã (em evento organizado pelo laboratório de etnomusicologia, sobre música e cidadania). Todos estão convidados também.

12 agosto 2005

É hoje! Reunião blogueira em Belo Horizonte!

No Salão do Livro, Idelber, Inagaki e Fal vão falar sobre blogs. Se você, como eu, se revoltou lendo este chat(o), e estiver em Minas, pode lavar a alma hoje à noite.

Blogs: a literatura e o Espaço Virtual
Hoje às 19h30, no Auditório Paulo Mendes Campos (mezanino).
Salão do Livro: Serraria Souza Pinto, localizada na Avenida Assis Chateaubriand, 809.

09 agosto 2005

Agora, em Sampa

Baco, faça o seu anúncio:
daqui a exatamente um mês,
aos nove dias do mês de setembro de 2005,
numa sexta-feira, às 18 horas,
mais blogueiros sagazes e campeões de bilheteria
tomarão uma brejinha lá no opção.
lembrando o endereço:
metrô trianon-masp, atrás do museu,
rua carlos comenale, 97.
(vale lembrar: o opção nao cobra 10% da mesa)
O Idelber do Biscoito Fino virá ao Rio de Janeiro e quer encontrar os blogueiros cariocas. O encontro será no dia 19, sexta-feira, por volta das 19h. O horário é sugestão da Viva e da Yvonne do Nós por Nós. Falta definir o local.

Quem está no Rio e também quem é de fora está convidado mais uma vez.

07 agosto 2005

Sobre as fotos: se alguém achar que alguma foto é comprometedora demais, avise mesmo! Eu tiro na hora.

Isso já aconteceu outras vezes (especificamente, duas vezes) e eu não quero complicar a vida profissional e/ou pessoal de ninguém. :)

06 agosto 2005

Despedida do LLL - como foi

Começo a acreditar que as minhas viagens a Sampa deram certo. Cada vez mais gente de fora vem para os eventos aqui no Rio.

Ontem vieram para o encontro no Amarelinho o Bia Jones (que já é da casa) e o Rafael Galvão (que mora em Aracaju). Várias pessoas saíram e chegaram. E, quando ninguém mais esperava ninguém, baixou por lá o Donizetti, vindo direto de Sampa! Fiquei feliz por você ter retribuido a minha última visita Doni, valeu!

Durante a noite vários instintos primitivos foram despertados por causa da presença da Carol, conhecida como "ninfeta do demônio" ou "paquita do capeta". Ela levou seu chicote, e TODOS os homens desacompanhados levaram golpes com o referido objeto em várias partes do corpo. Até eu apanhei, uiaaaa!

Eu, o Bruno do Ik Haat (que quer dizer "eu odeio" em holandês), a Viva e o Rafael Lima do Na Cara do Gol levamos o Doni para um breve sightseeing pela Zona Sul. A noite terminou no excelente Cervantes de Copacabana, que todo aquele que visita a Cidade Malavilhosa deve conhecer.

Blogs participantes e seus donos:

Passaram por lá também: Fernanda (irmã do Galvão), Vanessa (amiga do Alex), Léo e Renata (leitores oompa-loompas do Alex), Alexandre Galante (namorado da Tata) e um bebum fã do Sarney que não sei o nome.

FOTOS NO AR AQUI

05 agosto 2005

Hoje no Amarelinho



A partir de 19h, os blogueiros cariocas estarão no Amarelinho da Cinelândia para o bota-fora do LLL de Alex Castro.

Biajoni vai. Rafael Galvão vai. Carol vai. Renata do Kit Básico vai. Isabel vai. Eu vou. E você?

Muitas fotos, risadas, chopp e Coca!

Dia: 5 de agosto (hoje!)
Local: Amarelinho da Cinelândia (próximo ao Palácio Pedro Ernesto, Biblioteca Nacional e Teatro Municipal)
Hora: 19h
Setembro

Baco está preparando um novo encontro dos blogueiros de São Paulo. Aguardem mais detalhes a qualquer momento.
Vem aí, num futuro não muito distante, o podcast do Amigos Blogueiros.