30 novembro 2008

Viaje na Viagem ao vivo!



Ricardo Freire (afinal, o que é Ricardo Freire?) avisa: está marcadíssimo o bate-papo de lançamento do seu novo livro, 100 praias que valem a viagem. Vai ser dia 8 de dezembro, a segunda-feira da outra semana, às 19h, na Fnac Pinheiros, em São Paulo.

O evento também vai servir como lançamento atrasado do livro anterior, o 100 dicas para viajar melhor, que não teve noite de autógrafos quando saiu.

Vai ser mais um mega encontro super bacana!!! Aproveitem que o Riq adora autografar para amigo secreto / oculto. :)

28 novembro 2008

Ricardo Cury - Para Colorir

O grande blogueiro, músico e nadador baiano Ricardo Cury está lançando seu novo livro, Para colorir, neste sábado.

Algumas das coisas que foram ditas sobre o livro:

“Putaquepariu! Que livro massa da porra! As mais sinceras e entusiasmadas e reverentes saudações” – Fábio Massari, por e-mail, em 5 de maio de 2008.

“Inaugurado um novo gênero literário: o da crônica brasileira rock and roll. Nos textos de Ricardo Cury, as situações mais banais servem como partida para narrativas envolventes, com gosto pelos detalhes e muita autoparódia. Impossível não morrer de rir com as desventuras de Cury por São Paulo, visitando jornais, editoras, estúdios e rádios para entregar o CD de sua banda. É crônica do século 21. Um livro atento, fluente, jovem e, é claro, visceralmente roqueiro” – Álvaro Pereira Jr., na Folha de São Paulo, em 12 de maio de 2008.

Onde e quando vai ser?

Dia 29 de novembro, às 16h, na Livraria Pop, Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 297, Pinheiros, São Paulo.

26 novembro 2008

A Bahia e seus blogueiros

Enquanto estou escrevendo, a blogosfera está fervilhando com mais uma briga de egos, mas vou deixar isso para depois. Agora vou contar como foi o BlogCamp Bahia.

11 - Fotopages.com
Parece um culto, mas é o Yuri no comecinho do BlogCamp Bahia


Cheguei a Salvador na sexta à tarde e já fui para a Faculdade 2 de Julho, local do evento. O primeiro dia teve participação menor dos blogueiros e começou com o Yuri Almeida fazendo um mapeamento da blogosfera baiana. Houve também o credenciamento, distribuição de camisas e fitinhas do Senhor do Bonfim, e uma breve apresentação dos organizadores, capitaneada pelo Roberto Camara Jr. A noite terminou com comida e bebida no Rio Vermelho. Altos papos com a Gabriela, Eduardo Pelosi, Leandro, Tiago Celestino e muitos outros. De fora de Salvador, além de mim, estavam o Alexandre Sena (que é mais rato de BlogCamps do que eu, acreditem!), Nane Neri (a sra. Sena) e a Bia Kunze, a Garota Sem Fio. Já contei que o Alexandre tentou me "matar" na noite de sexta? :)

21 - Fotopages.com
Eu realizei o sonho de muitos marmanjos: passei a mão na Dani!


22 - Fotopages.com
Gabriela, a babe with books


No sábado, além das desconferências, houve uma oficina de Podcast com o Ernesto Belote, excelente. Depois aconteceu uma de WordPress com o Hilder Santos, que explicou o funcionamento da ferramenta de blogs (usada no nababu.org) e abordou um pouco o uso do WordPress como CMS (gerenciador de conteúdo), mostrando vários exemplos de sites que não têm cara de blog (e não são mesmo blogs) mas são movidos a WP. Quero aqui lembrar uma coisa: este BlogCamp teve participação expressiva de não-blogueiros, que souberam do evento através dos jornais baianos, de portais e até do rádio! E que mostraram bastante interesse.

Depois do almoço, que também foi uma desconferência, houve um painel sobre blogs e jornalismo. Seguiu-se a esperadíssima palestra da Bia Kunze sobre produção de conteúdo para dispositivos móveis. Na verdade ela contou sobre sua experiência com esses dispositivos, desde o seu primeiro Palm em 2001 até os atuais iPhone e Asus EEE, mostrando o que é possível e não é possível fazer com esses aparelhinhos. Foi a melhor das palestras, com um detalhe interessante: a Bia usou o tempo todo um microfone COM FIO. Depois foi a vez de Ernani Rocha falar sobre marketing viral na blogoseira. A desconferência continuou em outra sala.

38 - Fotopages.com
Acarajé


No final teve uma baiana servindo acarajé e bolinho de estudante ((Lá em Salvador o bolinho de estudante é conhecido por outro nome, que remete a um certo vício solitário. Um chef baiano ganhou o primeiro prêmio em um concurso mundial de culinária com uma receita baseada no bolinho.)), nem é preciso dizer que encarei o acarajé. Ainda teve um presentinho da Axe para a galera, que fez muito sucesso (Leo Baiano que o diga). O BlogCamp acabou aí, pelo menos para mim. Não foi possível marcar minha passagem de volta para a segunda-feira (não tenho bola de cristal), por isso perdi o city-tour de Salvador. Vai ter que ficar para a próxima.

40 - Fotopages.com
Leo Baiano


Agora tenho um comunicado meio chato pra vocês... O BlogCamp Bahia foi o meu último encontro de 2008 e vai ser o último fora do Rio nos próximos tempos. Este ano ainda vai ter o BlogCamp Paraná e já está previsto para 2009 o de Minas Gerais, em fevereiro ou março. Não vou poder ficar mais viajando tanto nos próximos meses, tenho alguns projetos bem interessantes que vão mudar minha vida, e que vão tomar um bom tempo e principalmente um bom dinheiro.

Volto agora ao BlogCamp, com os agradecimentos aos realizadores: BlogsBahia, UNEB e Faculdade 2 de Julho. E aos patrocinadores: Riot, JáCotei, Axe e BlogBlogs.

E a briga de egos? Leia no post do Alexandre Sena. Ele explica com detalhes e é possível descobrir quem são certas pessoas.

Quem mais escreveu: Roberto Camara Jr., Dani Vidal, Gabi, Eduardo Pelosi, Caio Costa, Leo Baiano, Yuri Almeida, Isolda Cavalcanti, João Aguiar, Thiago Freire, Nane Neri, DJ Magu, Buteco da Net, Leandro e o post "oficial" sobre o boicote do BlogCamp BR.

Minhas fotos estão aqui.

(post também publicado no nababu.org)

19 novembro 2008

Em São Lourenço, Caxambu e região, tem FAL!



Recado da Fal Azevedo, que está lançando seu livro em São Lourenço, na próxima sexta-feira também:

21 de novembro, sexta-feira, a partir das 18h
Shopping Antônio Dutra
Rua Dr. Olavo Gomes Pinto, 160 loja 28
Centro - São Lourenço, MG

(se ninguém conseguiu ler o que está escrito, tem a versão grande do poster aqui ou no blog da autora.)
Carpinejar em SP



Debates e dupla sessão de autógrafos do livro "Canalha!", de Fabrício Carpinejar

1º tempo: 19h30
Feios, limpos e malvados
Com Xico Sá
Livraria da Vila
Vila Madalena
(Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena | Telefone: 11 3814-5811)

2º tempo: 21h30
Mercearia São Pedro
(Rua Rodésia, 34, Vila Madalena, Telefone: 11 38157200)

Sério, não perca.

17 novembro 2008

O Velho Oeste Carioca

O blogueiro André Luis Mansur, do Emendas e Sonetos, está lançando seu novo livro, "O Velho Oeste Carioca", pela editora Ibis Libris.



A Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro é sempre citada nos livros de História do Brasil por dois motivos: a invasão de piratas franceses em Guaratiba, em 1710, e as longas temporadas de D. João na antiga fazenda dos jesuítas, em Santa Cruz, no início do século XIX.

O resgate do patrimônio histórico da região, desconhecido da maioria de seus moradores, tem sido feito por pesquisadores da Zona Oeste, com seus próprios recursos e a ajuda de amigos para divulgação desses trabalhos.

Este livro reúne o material de pesquisadores locais, bem como de autores reconhecidos, e apresenta uma visão global da região, que se estende desde o Campo dos Afonsos a Sepetiba, percorrida pela antiga Estrada Real de Santa Cruz. O objetivo é chamar a atenção para a riqueza histórica e natural da região.

Dias e locais do lançamento:

DIA 9 DE DEZEMBRO (terça-feira), ENTRE 17h E 20h30, NA LIVRARIA ARLEQUIM, PAÇO IMPERIAL, PRAÇA QUINZE, CENTRO

DIA 13 DE DEZEMBRO (sábado), A PARTIR DAS 17h, NO CHOPP DA VILLA, ESTRADA DO PRÉ, 91, LARGO DA VILLA SANTA RITA, EM CAMPO GRANDE
No RIO, Blogs on Dance

No mesmo dia do BlogCamp Bahia, 22 de novembro, acontece no Rio de Janeiro a Blogs On Dance, que vinha sendo prometida há algum tempo.



A festa, idealizada pelo Wallace, será capitaneada por quatro blogueiros que se arriscarão como DJs: Cris Dias, Carlos Cardoso, Beto Largman e Nick Ellis. Haverá, ainda, a participação mais que especial do Maestro Billy.



O que os DJs vão tocar é basicamente House Music, ou seja, remixes das músicas da trilha sonora do seriado House. Mas é óbvio que não é só isso.

O bat-local é o Recanto da Lapa, clássico reduto do barulho da boêmia carioca, e o preço é uma pechincha: 10 reais. O Wallace dá mais detalhes nesta página, incluindo mapa e instruções para chegar lá.

Eu iria, mas como já estava de viagem marcada para o BlogCamp Bahia quando fiquei sabendo, estou divulgando.
BlogCamp Bahia

No próximo final de semana tem BlogCamp na terra do acarajé!



O BlogCamp Bahia acontecerá no Campus da Faculdade 2 de Julho, que fica na Avenida Leovigildo Filgueiras, n° 81, Garcia, Salvador. Fica a alguns passos do famoso Campo Grande, um dos palcos do carnaval de Salvador.


Exibir mapa ampliado

O BlogCamp irá promover um intercâmbio contínuo de experiências e projetos entre os blogueiros da Bahia e outros Estados através do compartilhamento de idéias, fortalecerá a democratização da comunicação, a blogosfera baiana e fomentará o debate sobre a cidadania e as novas tecnologias de informação e comunicação.

Além disso, haverá uma iniciativa social legal, o chamado BlogCamp Social. A idéia é integrar a ação do BlogCamp ao projeto da Faculdade Dois de Julho que cria bibliotecas públicas em escolas estaduais, proporcionando e incentivando a leitura nas comunidades mais carentes de Salvador. Quem quiser pode doar um livro, novo ou usado, para ajudar a incentivar a leitura nessas comunidades.

Apesar do formato de desconferência, já estão definidas algumas oficinas, como a de WordPress, e uma palestra com Bia Kunze, a Garota Sem Fio, sobre produção de conteúdo em dispositivos móveis. Neste momento (17 de novembro, de manhã) já são 134 inscritos.

Lá vai a programação completa:

DIA 21 (sexta-feira)

18h30 - Credenciamento

19h30 - Abertura (auditório)

DIA 22 (sábado)

Manhã

8h30 - Inscrição dos participantes

9h às 12h - Desconferência durante toda a manhã (salas 1, 2, 3, 4)

9h às 10h - Oficina de WordPress (sala 5)

10h às 11h - Oficina de Podcast (sala 6)

11h às 12h - Oficina (sala 7)

12h - Almoço (livre)

Tarde

13h30 - Retorno do almoço

14h às 17h - Desconferência (salas 1, 2, 3, 4)

14h às 15h - Mesa-Redonda (auditório)

15h às 16h - Palestra sobre Mobilidade e produção de conteúdo com Bia Kunze (auditório)

16h às 17h - Painel (auditório)

17h - Coffee break

17h30 - Encerramento

Dia 23 (Domingo)

Dia todo

9h às 17h - Full-Day City Tour pela cidade de Salvador.

Você já foi à Bahia? Então vá, mas antes entre no blog do BlogCamp BA e faça a sua inscrição.
A volta

Agora vou voltar pra valer com o Amigos Blogueiros. Nesse tempo em que o blog esteve parado, aconteceram muitos encontros, tertúlias, lançamentos literários e outras atividades envolvendo blogueiros.

Só de BlogCamps aconteceram três: Aracaju, São Paulo e Rio de Janeiro. Só não estive no de Sampa. :)

Como há muitos eventos previstos para novembro, vou pecar por excesso desta vez e fazer muitos posts. É melhor do que pecar por falta. Tem BlogCamps (os dois últimos de 2008), noite de DJs blogueiros e lançamentos de livros. Fiquem atentos!