27 agosto 2003

Dica de Sampa

Essa vem do pessoal do Blog'n'Roll, o programa blogueiro da AllTV:

Comer, beber, viver bem e rir bastante. Este é o espírito irlandês. A Irlanda é um lugar muito peculiar. Celeiro de grandes músicos, muitas histórias, lendas, mitos e um povo divertido, com personalidade marcante e que adora um bom boteco. Ou pub, se for para ser mais purista. E pub combina muito com rock'n'roll.

Por essas e outras, não podia ser melhor. O ponto-de-encontro básico do Blog'n'Roll em Sampa tinha que ser um legítimo pub irlandês:


É lá que vocês encontram o The B&R Club Band, toda segunda de noite, logo após o programa.

Sobre ele, disse assim mestre David Drew Zingg, em 1994:

Estilo irlandês anima e faz rir

Existem bares e bares; pubs e pubs. Lá na Big Apple eu cresci dentro de bares do tipo irlandês. Existe alguma coisa especial em relação a um bar ou pub irlandês que abre a garganta. Uma garganta aberta é uma rua de mão dupla. Bebida boa e forte desce, frases brilhantes e arrojadas sobem. Não parece haver muitos irlandeses no Finnegan's, mas paira o espírito gaulês. Os brazucas se transformam em eloquentes contadores de histórias, que fariam James Joyce sorrir de satisfação. E as piadas, cara, as piadas irlandesas! Um exemplo: "A Irlanda é conhecida por seus laços de família estreitos. Paddy era um entre nove irmãos. Quando sua mulher de 40 anos foi mandada para o grande bar do céu, ele não derramou uma lágrima –afinal, não era parente de sangue". Rarara, como diz meu irmão irlandês Simão.


Quem sabe, sabe. E tio Dave, como ele era carinhosamente conhecido, sabia muito. Sabia também que o Finnegan's foi o primeiro bar a ter acesso gratuito à Internet, lá pelos idos de 1995. Isso mesmo! Quem podia imaginar que em 95, você poderia entrar lá e navegar na net num poderoso Mac LC rodando a primeira versão do Netscape - para ser mais exato, no computador onde eu aprendi tudo - e ainda deliciar-se com os sensacionais comes e bebes do local. Nada mais apropriado ao Blog'n'Roll!

O Finnegan's Pub fica na rua Cristiano Vianna, 358, esquina com Artur de Azevedo, no bairro de Pinheiros, São Paulo, SP. O telefone de lá é (11) 30623232. Para maiores informações tem e-mail também: finnegan(arroba)finnegans.com.br . Qualquer dúvida, pode procurar o Mario Fuchs, o mitólogico dono, ou a Zilda, a simpaticíssima promoter.

Nenhum comentário: