23 agosto 2005

Introdução ao Podcast

Quando a Apple lançou o seu tocador de música digital, o iPod, não calculava o estrondoso sucesso que o aparelhinho faria. Já são mais de 20 milhões de tocadores vendidos no mundo.

Com o sucesso, outras funções foram adicionadas ao aparelho que virou cult nas ruas do mundo todo. Além de conseguir armazenar mais de 15.000 músicas, no modelo de 60GB, foram inventados os podcasts, que são o que a empresa chama do ?renascimento do rádio?. Trata-se de um arquivo de áudio que pode ser baixado para o tocador ou ouvido no próprio PC.

A história toda começou quando o ex-VJ da MTV Adam Curry, criou, em julho do ano passado, o iPodder, um programa de computador para encontrar arquivos de áudio que começavam a pipocar em blogs pelo mundo. Além de criar a ferramenta que fizesse essa busca por ele, Curry queria baixar o arquivo e ouvi-lo no seu iPod.

As redes de notícias ABC, CNN e a MSNBC já disponibilizam programas diários com as notícias das últimas 24 horas. Programas de humor, saúde, tecnologia, negócios, entretenimento e religião também estão disponíveis. E a cada dia mais programas são adicionados à lista para serem baixados e ouvidos de qualquer lugar do mundo.

No Brasil, o mundo do podcast ainda está um pouco restrito aos profissionais de informática e curiosos sobre novas tecnologias. Alguns bons podcasts brazucas são o do Alexandre Sena, o Roda & Avisa do René de Paula e o Blog do Maestro Billy.

Esse papo todo aí em cima foi para eu anunciar algo inédito em termos de podcast, pelo menos no Brasil. Um podcast de encontros de blogueiros.

Eu tive essa idéia de fazer posts de som dos encontros bem antes da palavra "podcast" virar moda. Houve uma Rio Blog Party no Garota do Leblon tão barulhenta que eu assim pensei... Foto dos encontros todo mundo tira. Mas e o som? Também faz parte, não é?

Então eu peguei, no último encontro, aquele gravadorzinho que pode ser visto nas fotos e gravei algumas coisinhas. Nem preciso dizer que avisei que estava gravando hehe...

Os arquivos que eu vou postar aqui serão pequenos, entre alguns segundos e 4 ou 5 minutos. Não serão aqueles podcasts de 40 minutos, com vinheta de abertura à la Band News, vozes empostadas de locutores e quetais. Qualidade duvidosa, mas com conteúdo dentro dos limites do bom gosto. Não é algo que acontecerá sempre, só quando tiver encontro. E poderá ter ou não continuidade, dependendo da reação positiva, negativa ou da falta de reação aos primeiros posts.

Entonces... Para ouvir os podcasts você pode fazer duas coisas. Ou abrir este blog e clicar nos links para MP3 para baixar e ouvir no seu PC, ou usar um "agregador de podcasts" (IPodder, Nimiq, Doppler, ITunes, etc) e assinar o feed do Amigos Blogueiros específico para podcasts. Esse aqui: http://feeds.feedburner.com/AmigosBlogueiros

Esse já vem preparado para podcast pois existe o "enclosure" nele.

Amanhã tem o primeiro arquivo de som do último encontro de blogueiros.

Nenhum comentário: